‘O diagnóstico do câncer de próstata depende do entendimento da necessidade da realização de exames anuais’

Compartilhe esta notícia:

Segundo o urologista da Unimed Araraquara Dr. Luiz Mario Gentil Neto, homens a partir dos 45 anos precisam ligar o alerta em relação a essa doença, cuja prevenção é a principal via de combate

O mês de novembro é dedicado à importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, especialmente à prevenção do câncer de próstata, a mais freqüente entre os homens brasileiros depois dos tumores de pele (não-melanoma). “A cura e o diagnóstico depende de cada um, do entendimento da necessidade da realização de exames preventivos todos os anos”, afirma o urologista da Unimed Araraquara Dr.Luiz Mario Gentil Neto (foto).

Segundo o especialista, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas precoces. E quando esses aparecem, é sinal que a doença está em estágio avançado. Isso ocorre em cerca de 95% dos casos.”Por conta disso, orientamos que o início da prevenção seja feita aos 50 anos para aqueles que não possuem fatores de riscos para câncer. No Brasil, um diagnóstico é feito a cada 7 minutos”, revela.

Essa idade cai para 45 para pessoas que possuem parentes próximos acometidos pela doença, bem como negros e obesos. Os principais exames são o toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico). “Essa enfermidade não é prevenível mas, se descoberta precocemente, a chance de vitória sobre ela é de 90%, confirma o urologista.

Glândula localizada abaixo da bexiga, a próstata é atravessada pela uretra e tem o tamanho e forma de uma noz. Suas duas funções mais importantes são: produção de parte do esperma (com a nutrição dos espermatozóides) e também o auxílio no controle urinário.

Compartilhe esta notícia: